quarta-feira, 8 de abril de 2009

A estrutura da web é confiável?



Na última terça-feira, sete de março, os usuários do serviço Speedy de banda larga ficaram na mão. Usuários afirmam que tiveram problemas na conexão à Internet no Estado de São Paulo. Em nota para a Folha Online a rede de provedores UOL afirma que começou a receber reclamações por volta das 22h da segunda-feira. Segundo o UOL a Telefônica confirma que cerca de 170 mil usuários forma afetados. Em divulgação para a imprensa a empresa disse que "não existe nenhum tipo de problema generalizado para acesso ao Speedy".
Ainda nesta quarta-feira assinantes do Speedy continuam com problemas na conexão. Em contradição com a última nota divulgada o SAC da Telefônica confirma que existe uma massiva em toda a região de São Paulo por motivos de manutenção técnica, e promete que o serviço volta ao seu funcionamento normal até às 14h.
Vale lembrar, que em Julho do ano passado a Telefônica apresentou uma paralisação que passou de 120 horas gerando uma multa de mais de 3 milhões para a empresa. A pane técnica afetou bancos, lotéricas, delegacias e até agências do Poupatempo que dependem do serviço para o trabalho rotineiro.
Cabe a nós, jornalistas, afirmar piamente que diante dos fatos, o jornal impresso não perderá sua posição para a web tão cedo. Ainda falta técnica. Como a rede que é considerada a mais poderosa pode ser tão frágil a ponto de um problema técnico parar uma cidade?

Por Marcus Fróes

3 comentários:

  1. Agora, do que adianta termos tanta tecnologia a esse ponto, se, de uma hora pra outra, ela simplesmete pára e deixa milhares de consumidores na mão durante 5 dias...?

    ResponderExcluir
  2. Oi galera! Tudo bem?

    Eu sou fã do blog de vocês (risos).
    Primeiro que eu adorei o nome, é extremamente criativo, arrasaram.

    Como não comentei nada sobre o RAI.MUNDO, faço questão de deixar minhas opiniões sobre cada post (acreditem, eu li todos). E sempre que puder deixarei minha "visitinha" marcada.

    Primeiro, deixo meus elogios ao vídeo que vocês mesmos fizeram, ficou muito legal e eu sou suspeita pra falar porque adoro aquela música do fundo (esqueci o nome, daqui a pouco eu lembro!).

    A entrevista com o Clayton Netz, diretor da revista Exame, ficou muito boa. Ele nos passa confiança e objetividade em suas respostas, adorei a opinião dele sobre o papel da imprensa frente à sociedade.

    Bem, o post sobre o Mito da Caverna de Platão me lembrou a aula de filosofia da última sexta-feira, é algo que nos faz refletir muito sobre várias questões.

    Pra finalizar, o texto sobre a estrutura da web. Eu realmente não sei dizer se é ou não confiável, o que sei é que me lembro do ocorrido em julho, pois o local que eu trabalhava foi diretamente afetado, sem o sistema e sem telefone não pudemos fazer nada.
    Isso nos mostra o quanto somos, na minha opinião, dependentes da internet. Sem ela, atualmente, a maioria dos lugares se torna um caos, e será que há um meio de revertermos essa situação?!

    Poxa, acho que falei demais (risos).
    Mais uma vez, parabéns pelo blog!

    Um beijo,
    Thamires Bonaparte.
    (Focas em Pauta)

    ResponderExcluir
  3. ADOREI ESSE TEXTO!
    eu não tinha pensado por esse lado... agora estou muito mais confiante em relação a durabilidade do jornal impresso!

    ResponderExcluir

Quem somos

Minha foto
Rai.Mundo? A forma como a imprensa influênciou todo o histórico da sociedade, pode e deve ser considerada como um despertar no mundo. Daí a idéia de dar 'oi' ao mundo. Nosso intuito é mostrar o que muitas vezes não vemos ou lemos em quaisquer meio de comunicação. Nós, como estudantes de jornalismo, vamos estudar, relacionar e debater sobre a influência da imprensa em diversas áreas, tanto quando usada a favor de algum assunto, como contra. Abordaremos também a questão da censura nas suas mais variadas formas. O questionamento de imprensa livre será colocada em pauta por meio de entrevistas e reportagens. E para não cairmos em contradição, e censurar nosso próprio público, nos ajude a desenvolver nosso Blog, nos mandando e-mails de críticas, sugestões, elogios. Entre sem bater, fique à vontade!