O jornalismo passou por grandes modificações. Mudou para melhor. A tecnologia foi um avanço para o jornalista romântico que passa a ser multimídia. Não existiam recursos como os de agora. Isso faz com que a dominação seja essencial para ter um diferencial no trabalho. Os veículos de comunicação aumentaram devido a tecnologia avançada e transformará continuamente, facilitando a vida do profissional. Mas os desafios na profissão serão sempre os mesmos a enfrentar.
Nas redações, existia o barulho das teclas da máquina de escrever, fumaça de cigarro, muita movimentação, a competitividade na área era bem menor, o jornalista mantinha o sonho de mudar o mundo. Hoje em dia é bem diferente. Além das matérias serem mais enxutas, a tendência é continuar.
Antigamente, assessoria não era um lugar para se começar a trabalhar. Já no jornalismo atual, é indispensável pois possibilita novas oportunidades. Com a TV digital e a TV a cabo, tendem a aparecer diversas possibilidades.
Descobrir e informar: o jornalismo continua com esse mesmo propósito. Antes, a maioria das pessoas lia jornal. Não é o que acontece atualmente, por causa dos diversos veículos existentes para divulgar notícias. Isso não quer dizer que o papel desaparecerá. Mas o jornal está sempre mudando. As reportagens necessitam de fotografias. O impresso pode aparecer de várias formas, em função de atrair leitores. A gosto do público. A pessoas esperam mais do jornal, querem o máximo de informações para selecionar o conteúdo.
O computador facilitou, trazendo programas de edição de texto, de editoração eletrônica, entre outros. Fazendo com que paste-up, revisão e copydesk desaparecessem da vida dos jornalistas. O acesso às notícias também aumentou. Com isso, a circulação de informações faz com que a mídia possa informar os mesmos assuntos de diferente maneiras.
Por Gessica Cruz
domingo, 31 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem somos
- rai.mundo!
- Rai.Mundo? A forma como a imprensa influênciou todo o histórico da sociedade, pode e deve ser considerada como um despertar no mundo. Daí a idéia de dar 'oi' ao mundo. Nosso intuito é mostrar o que muitas vezes não vemos ou lemos em quaisquer meio de comunicação. Nós, como estudantes de jornalismo, vamos estudar, relacionar e debater sobre a influência da imprensa em diversas áreas, tanto quando usada a favor de algum assunto, como contra. Abordaremos também a questão da censura nas suas mais variadas formas. O questionamento de imprensa livre será colocada em pauta por meio de entrevistas e reportagens. E para não cairmos em contradição, e censurar nosso próprio público, nos ajude a desenvolver nosso Blog, nos mandando e-mails de críticas, sugestões, elogios. Entre sem bater, fique à vontade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário