Nas redações, existia o barulho das teclas da máquina de escrever, fumaça de cigarro, muita movimentação, a competitividade na área era bem menor, o jornalista mantinha o sonho de mudar o mundo. Hoje em dia é bem diferente. Além das matérias serem mais enxutas, a tendência é continuar.
Antigamente, assessoria não era um lugar para se começar a trabalhar. Já no jornalismo atual, é indispensável pois possibilita novas oportunidades. Com a TV digital e a TV a cabo, tendem a aparecer diversas possibilidades.
Descobrir e informar: o jornalismo continua com esse mesmo propósito. Antes, a maioria das pessoas lia jornal. Não é o que acontece atualmente, por causa dos diversos veículos existentes para divulgar notícias. Isso não quer dizer que o papel desaparecerá. Mas o jornal está sempre mudando. As reportagens necessitam de fotografias. O impresso pode aparecer de várias formas, em função de atrair leitores. A gosto do público. A pessoas esperam mais do jornal, querem o máximo de informações para selecionar o conteúdo.
O computador facilitou, trazendo programas de edição de texto, de editoração eletrônica, entre outros. Fazendo com que paste-up, revisão e copydesk desaparecessem da vida dos jornalistas. O acesso às notícias também aumentou. Com isso, a circulação de informações faz com que a mídia possa informar os mesmos assuntos de diferente maneiras.
Por Gessica Cruz

Nenhum comentário:
Postar um comentário